Notícias
Planejamento Virtual Em Cirurgia BucoMaxiloFacial e cirurgia Ortognática. Maior precisão e melhores resultados para você.
A cirurgia ortognática, procedimento hoje bem estabelecido e com previsibilidade, sofreu importante evolução e modernização da técnica ao longo dos anos. Sempre que esta cirurgia é realizada, passa-se antes por rotina de diagnóstico e planejamento cirúrgico pré-operatório. Esse planejamento consiste em obtenção de fotos, radiografias, tomografias, modelos de gesso e análise facial.
Logo no seu início essa cirurgia era feita sem nenhum planejamento, até porque, não eram disponibilizados. Em sequência, radiografias do perfil facial foram introduzidas, juntamente com modelos de gesso que era montados em articulador parcialmente ajustável ( aparelho que simula a posição da maxila, mandíbula e sua relação com a base do crânio ). Apesar de ter sido realizada assim por muitos anos e até hoje continua sendo feita desta forma, apresenta muitas variáveis que influenciam no resultado final da cirurgia.
Com a evolução da tecnologia, dos tomógrafos, softwares e impressoras 3D, hoje é possível obtenção destas imagens com precisão fidedigna e inclusão destas imagens no software Dolphin desenvolvido exclusivamente para o planejamento da cirurgia ortognática. Sendo possível assim prever as mudanças nos ossos da Maxila, Mandíbula e sua repercussão no tecido mole da face.
Este mesmo software gera o arquivo, após finalizado o planejamento cirúrgico, dos guias cirúrgicos. Estes guias são peças fundamentais durante a cirurgia pois são elas que nos orientam para a nova posição da Maxila e da Mandíbula.
Este arquivo dos guias, é enviado para a impressora 3D e esta os fabrica em resina acrílica foto e termicamente polimerizada com bastante precisão e mínima variabilidade ou erro.