Notícias
Cirurgia Ortognática com objetivo estético
Muitos pacientes chegam ao consultório com queixas estéticas e questionam se através da cirurgia ortognática seria possível melhorar esta queixa estética. Minha resposta é: Sim!
Estes pacientes geralmente possuem a oclusão dentária boa, algumas vezes pelo uso de aparelho ortodôntico prévio ou em outras vezes sem uso de aparelho, mas queixam-se de assimetria facial ou o queixo pequeno ou o sorriso gengival, etc. Nestes casos, a cirurgia ortognática terá como objetivo principal a solução da queixa estética e não haverá mudanças na oclusão dentária. Em outros casos, os pacientes apresentam além da queixa estética, problemas respiratórios, desta forma o planejamento é feito também para solucionar esta segunda queixa.
E como é o pós-operatório da cirurgia ortognática ?
Não é um procedimento que causa dores no pós-operatório. O inchaço ( edema ) é o maior desconforto. O paciente deve ficar em repouso nos primeiros dias e gradativamente vai voltando às suas atividades diárias. Nos primeiros 15 dias a dieta é preferencialmente líquida / pastosa e vai evoluindo gradativamente com o passar das semanas. Volta a mastigar normalmente depois de aproximadamente 45 dias.
Tem idade limite para fazer a cirurgia ortognática?
Não. A cirurgia pode ser realizada em pacientes com mais idade desde que apresente boas condições de saúde.
Qual a origem das deformidades dento-faciais?
Na grande maioria dos casos, a causa é genética, mas pode também estar associado a traumas, tumores ou outros fatores ambientais.
Pode ser feito através do meu plano de saúde?
Sim!
Devo ficar quanto tempo afastado(a) do meu trabalho?
Em média de 20 a 30 dias. De acordo com a função executada, esse retorno pode ser até mesmo com menos tempo.