Notícias

Cirurgia da ATM por via Artroscópica

Artroscopia é uma modalidade cirúrgica que utiliza técnica endoscópica (a inserção de uma câmera através de incisão cirúrgica) aplicada dentro da articulação temporomandibular. Uso o termo minimamente invasiva comparada à cirurgia aberta. A Artroscopia da ATM pode ser didaticamente dividida em Diagnóstica (método auxiliar/complementar no diagnóstico das artropatias da ATM e biópsia) e Operatória (modalidade que inclui a lise/quebra de aderências e remoção de substâncias inflamatórias, miotomias e mobilização discal, suturas de disco, aplicação de substâncias intra-articulares, entre outros).

Na artroscopia, são feitos dois pequenos cortes. Em um deles, é introduzida uma câmera que transmite as imagens para um monitor e, assim, é possível que o cirurgião veja as articulações por dentro. Essa técnica já é possível desde os anos 1980 e vem se ampliando para outras articulações. Atualmente, a artroscopia é feita também nos quadris e tornozelos. Se for usada uma câmera menor, ainda é possível realizá-las nos cotovelos, punhos e dedos.

Entre os problemas que podem ter indicação de artroscopia, estão: tendinite, ruptura de tendões, inflamação, calcificação, lesões de menisco, ligamentos e cartilagens. Já as fraturas e os desgastes nas articulações geralmente precisam de outros tratamentos.

No caso da ATM, a prescrição é geralmente para os pacientes que não tiveram resultado com tratamentos convencionais (aparelhos ortodônticos, placas de silicone ou fisioterapia), mas também não têm algo tão grave que demande uma cirurgia aberta.

O pós-operatório normalmente é com pouco edema no local, o que permite voltar às atividades em poucos dias.